sexta-feira, 29 de junho de 2012

Santo Antão: Morreu o ex-combatente da liberdade Estanislau Ramos 

 29 Junho 2012

Morreu na manhã desta quinta-feira, 28, no Hospital João Morais, Ribeira Grande (Santo Antão), o ex-combatente da Liberdade da Pátria, capitão Estanislau João Ramos, 71 anos. Ramos teve morte súbita.

Santo Antão: Morreu o ex-combatente da liberdade Estanislau Ramos
“Estanislau integrou o primeiro grupo de jovens enviados para Argélia em 1964/65. Depois, foi um segundo grupo, sendo que uns tantos ficaram na Argélia e outros foram enviados para Cuba, decorria o ano de 1965”, conta o major Manuel Jesus Gomes, Léla Guerrilheiro, também ex-combatente da Liberdade da Pátria.
Após o término da formação, Estanislau Ramos e outros "camaradas" foram enviados para Cuba, onde se prepararam para desembarcar em Cabo Verde. “Estávamos prontos para desembarcar em Cabo Verde e fomos enviados para a ex-União Soviética, onde nos reunimos com o Amílcar Cabral, que nos mostrou a impossibilidade de iniciar a luta armada em Cabo Verde, Foi então que todos decidiram ir para Guiné-Bissau combater para a libertação dos dois países irmãos", acrescenta.
Na Guiné-Bissau, os jovens permaneceram até ao 25 de Abril de 1974, data em que os cabo-verdianos começaram a regressar ao seu país natal. De acordo com Léla Guerrilheiro, primeiro vieram dois combatentes para fazer um trabalho de mobilização junto dos jovens nacionais e, quando sentiram que o terreno era propício, retornaram todos.
Em Cabo Verde, Estanislau Ramos integrou as então Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), foi também o chefe das milícias no concelho do Paul. Passou posteriormente à reserva e residiu em Lajedos no Porto Novo, Ponta do Sol e Boca de Coruja, no Vale da Ribeira Grande, onde viveu os seus últimos anos. Com lágrimas nos olhos, Léla Guerrilheiro descreve este seu colega como um “camarada de todas as horas, amigo e brincalhão”
O enterro de Estanislau João Ramos ainda não tem data marcada. Além da espera da chegada de familiares que se encontram fora da ilha e do país, o concelho da Ribeira Grande está ainda a “viver o calor” das eleições autárquicas 2012.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Alunos rurais dominaram Olimpíadas de Português e Matemática

Dez alunos do 5º e 6º anos do Ensino Básico Integrado (EBI) dos Pólos Educativos das zonas rurais, e dois das cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol, venceram o 1º concurso das Olimpíadas de Português e Matemática, realizado esta semana no concelho da Ribeira Grande, Santo Antão.

Santo Antão: Alunos rurais dominaram Olimpíadas de Português e Matemática
São 110 alunos os representantes dos 11 Pólos Educativos do EBI do concelho da Ribeira Grande, participaram neste 1º concurso das Olimpíadas de Português e de Matemática, realizado esta semana, na Escola Roberto Duarte Silva, na zona de Povoação.
Após uma correcção minuciosa, feita pelos professores das duas mesas de júri criadas para o efeito, doze destes alunos venceram o concurso. Destes vencedores, dez são dos nove Pólos Educativos das zonas rurais e dois, dos das cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol.
O concurso de português foi ganho por dois alunos das duas cidades do concelho. Leandra Alexandra Rodrigues (5º ano), da Escola Roberto Duarte Silva, da Ribeira Grande, Pólo Educativo nº 1, e Diogo João Spencer Fortes (6º ano), da Escola da Ponta do Sol do Pólo Educativo nº 3, classificaram-se nos dois primeiros lugares. Os segundo e terceiro lugares foram dos alunos das escolas das zonas rurais.
Já o concurso de matemática foi totalmente dominado por alunos de escolas das zonas rurais. Gilton Caline Delgado Ferreira (5º ano), da Escola de Pia de Cima de Chã de Pedras, do Pólo Educativo nº 7 e Hisaneth Milen Santos Cruz (6º ano), da Escola de Manta Velha da Garça, do Pólo Educativo nº 8, venceram os primeiros lugares.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Obras das bacias hidrográficas iniciam em Outubro


As obras do Projecto de Ordenamento e Valorização das Bacias Hidrográficas (POBH) da Ribeira da Torre e Alto-Mira (Santo Antão) e da Ribeira Prata (São Nicolau) arrancam em Outubro deste ano mas os concursos para a sua execução, vão ser lançados já no início de Junho. O projecto está orçado em 10 milhões de dólares, financiado pelo Banco Árabe de Desenvolvimento Económico Africano (BADEA) e pelo Governo de Cabo Verde.
Santo Antão: Obras das bacias hidrográficas iniciam em Outubro
Esta declaração foi feita pela Directora-Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária do Ministério do Desenvolvimento Rural (DGASP), Carla Tavares, na primeira reunião/balanço das acções preliminares realizadas pelo Comité de Pilotagem em 2011, efectuada este fim-de-semana no Centro Agrícola de Afonso Martinho, no concelho de Ribeira Grande, Santo Antão. Para além de colher subsídios para melhor enquadramento.
Segundo Carla Tavares, que chefiava a equipa de técnicos da DGASP, o projecto das Bacias Hidrográficas vai, “como é seu principal objectivo, contribuir para a redução da pobreza das populações destes vales”, estimadas em 795 famílias e num total de 4 mil pessoas.
Desde Abril do ano passado, e até este mês, acrescenta a Directora da DGASP, foi o tempo necessário para preparar as propostas dos objectivos pretendidos e os mecanismos de organização e gestão do projecto, exigidos pelo financiador, ou seja BADEA. “Entre eles, destacam-se os subprojectos: das obras de correcção torrencial como os da agricultura irrigada, do reforço das capacidades institucionais, gestão do projecto e consultorias”, conta.
Caso não haja nenhum constrangimento, em particular, proveniente das chuvas, as obras físicas em todas as três Bacias Hidrográficas: Ribeira da Torre e Alto-Mira (Santo Antão) e Ribeira Prata (São Nicolau), arrancarão em Outubro do corrente ano, pontua Carla Tavares que anuncia que os concursos são lançados já em Junho.
No encontro, participaram representantes da Direcção Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério do Desenvolvimento Rural (DGPOG/MDR), do Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos (INGRH); da Agência Nacional de Segurança Alimentar (ANSA); da Direcção-geral do Ambiente; do Ministério das Finanças e do Plano, do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza (PNLP); da Direcção Geral do Ambiente, dos Delegados Regionais do MDR; das respectivas Câmaras Municipais e Associações Comunitárias das zonas beneficiadas.

Autárquicas 2012 no Paul

Com a campanha eleitoral preste a iniciar (14 Jun), os dois partidos políticos (MPD e PAICV) que estão na corrida à Câmara do Paul, começam a confrontar-se em meio de acusações, colocando o município a Ferver.
 
Denuncias do MPD-Paul





Em conferência de imprensa, a Comissão Politica Concelhia do MPD-Paul denuncia e repudia atitudes protagonizadas pela candidatura do PAICV liderada por Vera Almeida, que consideram de ´´abusivas, ilegais e que constituem um atropelo grosseiro e um atentado sério e grave as regras do jogo democrático consubstanciado na Constituição da República``. Em questão está a ´´utilização dos recursos públicos municipais a favor de iniciativas de cariz político- partidária``.

sábado, 9 de junho de 2012

Feira Agro-produtos Made in Paul 2012

Enquadrado nas festas do Município do Paul e de Santo António das Pombas 2012, realiza-se durante este fim-de-semana neste concelho (8, 9 e 10 Jun), a 2ª edição da Feira Agro-produtos Made in Paul. São 30 os feirantes expondo a competência santantonense.






Durante 3 dias, agricultores, criadores, horticultores, fabricantes de “grogue”, produtores de queijo e artesãos expõem e vendem seus produtos na segunda feira “Made in Paul”, que decorre na praça da cidade das Pombas.
Para José Branco, vereador pela área do desenvolvimento económico da Câmara Municipal do Paul, esta iniciativa visa ´´divulgar a produção agrícola, pecuária e o artesanato confeccionado no concelho e na ilha em geral, além de incentivar os produtores a divulgarem os seus produtos, para uma maior projeção das potencialidades de Santo Antão. Um passo importante para estimular a produção local e promover de forma direta e indireta o mercado santantonense``.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Paul: Santo António das Pombas com Gil Semedo e Cordas do Sol 04 Junho 2012

Gil Semedo e Cordas do Sol encabeçam o cartaz das festas de Santo António das Pombas deste ano, no concelho do Paul. Noite cabo-verdiana, teatro com Juventude em Marcha, Miss Santo António, concurso de tamboreiros e coladeiras são, entre outras, as atracções desta festa de romaria que todos os anos movimenta a pacata Cidade das Pombas.

Paul: Santo António das Pombas com Gil Semedo e Cordas do Sol
As festas de Sintonton já estão a movimentar o Paul, com torneios de futebolim, voleibol, andebol e basquetebol. É no mar que acontecem as provas de bodyboard e regata de botes enquanto o atletismo invade as estradas. A nível cultural, o concurso de vozes “Todo o Paul Canta” arrancou no passado dia 19 de Maio e conhecerá o seu vencedor a 11 de Junho. Antes, no dia 8, será a vez de 15 beldades desfilarem a sua classe para uma ser eleita Miss Santo António. É também a 8 que arranca a feira de produtos agro-pecuários e a exposição de artesanato.