sexta-feira, 29 de junho de 2012

Santo Antão: Morreu o ex-combatente da liberdade Estanislau Ramos 

 29 Junho 2012

Morreu na manhã desta quinta-feira, 28, no Hospital João Morais, Ribeira Grande (Santo Antão), o ex-combatente da Liberdade da Pátria, capitão Estanislau João Ramos, 71 anos. Ramos teve morte súbita.

Santo Antão: Morreu o ex-combatente da liberdade Estanislau Ramos
“Estanislau integrou o primeiro grupo de jovens enviados para Argélia em 1964/65. Depois, foi um segundo grupo, sendo que uns tantos ficaram na Argélia e outros foram enviados para Cuba, decorria o ano de 1965”, conta o major Manuel Jesus Gomes, Léla Guerrilheiro, também ex-combatente da Liberdade da Pátria.
Após o término da formação, Estanislau Ramos e outros "camaradas" foram enviados para Cuba, onde se prepararam para desembarcar em Cabo Verde. “Estávamos prontos para desembarcar em Cabo Verde e fomos enviados para a ex-União Soviética, onde nos reunimos com o Amílcar Cabral, que nos mostrou a impossibilidade de iniciar a luta armada em Cabo Verde, Foi então que todos decidiram ir para Guiné-Bissau combater para a libertação dos dois países irmãos", acrescenta.
Na Guiné-Bissau, os jovens permaneceram até ao 25 de Abril de 1974, data em que os cabo-verdianos começaram a regressar ao seu país natal. De acordo com Léla Guerrilheiro, primeiro vieram dois combatentes para fazer um trabalho de mobilização junto dos jovens nacionais e, quando sentiram que o terreno era propício, retornaram todos.
Em Cabo Verde, Estanislau Ramos integrou as então Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), foi também o chefe das milícias no concelho do Paul. Passou posteriormente à reserva e residiu em Lajedos no Porto Novo, Ponta do Sol e Boca de Coruja, no Vale da Ribeira Grande, onde viveu os seus últimos anos. Com lágrimas nos olhos, Léla Guerrilheiro descreve este seu colega como um “camarada de todas as horas, amigo e brincalhão”
O enterro de Estanislau João Ramos ainda não tem data marcada. Além da espera da chegada de familiares que se encontram fora da ilha e do país, o concelho da Ribeira Grande está ainda a “viver o calor” das eleições autárquicas 2012.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Alunos rurais dominaram Olimpíadas de Português e Matemática

Dez alunos do 5º e 6º anos do Ensino Básico Integrado (EBI) dos Pólos Educativos das zonas rurais, e dois das cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol, venceram o 1º concurso das Olimpíadas de Português e Matemática, realizado esta semana no concelho da Ribeira Grande, Santo Antão.

Santo Antão: Alunos rurais dominaram Olimpíadas de Português e Matemática
São 110 alunos os representantes dos 11 Pólos Educativos do EBI do concelho da Ribeira Grande, participaram neste 1º concurso das Olimpíadas de Português e de Matemática, realizado esta semana, na Escola Roberto Duarte Silva, na zona de Povoação.
Após uma correcção minuciosa, feita pelos professores das duas mesas de júri criadas para o efeito, doze destes alunos venceram o concurso. Destes vencedores, dez são dos nove Pólos Educativos das zonas rurais e dois, dos das cidades da Ribeira Grande e Ponta do Sol.
O concurso de português foi ganho por dois alunos das duas cidades do concelho. Leandra Alexandra Rodrigues (5º ano), da Escola Roberto Duarte Silva, da Ribeira Grande, Pólo Educativo nº 1, e Diogo João Spencer Fortes (6º ano), da Escola da Ponta do Sol do Pólo Educativo nº 3, classificaram-se nos dois primeiros lugares. Os segundo e terceiro lugares foram dos alunos das escolas das zonas rurais.
Já o concurso de matemática foi totalmente dominado por alunos de escolas das zonas rurais. Gilton Caline Delgado Ferreira (5º ano), da Escola de Pia de Cima de Chã de Pedras, do Pólo Educativo nº 7 e Hisaneth Milen Santos Cruz (6º ano), da Escola de Manta Velha da Garça, do Pólo Educativo nº 8, venceram os primeiros lugares.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Obras das bacias hidrográficas iniciam em Outubro


As obras do Projecto de Ordenamento e Valorização das Bacias Hidrográficas (POBH) da Ribeira da Torre e Alto-Mira (Santo Antão) e da Ribeira Prata (São Nicolau) arrancam em Outubro deste ano mas os concursos para a sua execução, vão ser lançados já no início de Junho. O projecto está orçado em 10 milhões de dólares, financiado pelo Banco Árabe de Desenvolvimento Económico Africano (BADEA) e pelo Governo de Cabo Verde.
Santo Antão: Obras das bacias hidrográficas iniciam em Outubro
Esta declaração foi feita pela Directora-Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária do Ministério do Desenvolvimento Rural (DGASP), Carla Tavares, na primeira reunião/balanço das acções preliminares realizadas pelo Comité de Pilotagem em 2011, efectuada este fim-de-semana no Centro Agrícola de Afonso Martinho, no concelho de Ribeira Grande, Santo Antão. Para além de colher subsídios para melhor enquadramento.
Segundo Carla Tavares, que chefiava a equipa de técnicos da DGASP, o projecto das Bacias Hidrográficas vai, “como é seu principal objectivo, contribuir para a redução da pobreza das populações destes vales”, estimadas em 795 famílias e num total de 4 mil pessoas.
Desde Abril do ano passado, e até este mês, acrescenta a Directora da DGASP, foi o tempo necessário para preparar as propostas dos objectivos pretendidos e os mecanismos de organização e gestão do projecto, exigidos pelo financiador, ou seja BADEA. “Entre eles, destacam-se os subprojectos: das obras de correcção torrencial como os da agricultura irrigada, do reforço das capacidades institucionais, gestão do projecto e consultorias”, conta.
Caso não haja nenhum constrangimento, em particular, proveniente das chuvas, as obras físicas em todas as três Bacias Hidrográficas: Ribeira da Torre e Alto-Mira (Santo Antão) e Ribeira Prata (São Nicolau), arrancarão em Outubro do corrente ano, pontua Carla Tavares que anuncia que os concursos são lançados já em Junho.
No encontro, participaram representantes da Direcção Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério do Desenvolvimento Rural (DGPOG/MDR), do Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos (INGRH); da Agência Nacional de Segurança Alimentar (ANSA); da Direcção-geral do Ambiente; do Ministério das Finanças e do Plano, do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza (PNLP); da Direcção Geral do Ambiente, dos Delegados Regionais do MDR; das respectivas Câmaras Municipais e Associações Comunitárias das zonas beneficiadas.

Autárquicas 2012 no Paul

Com a campanha eleitoral preste a iniciar (14 Jun), os dois partidos políticos (MPD e PAICV) que estão na corrida à Câmara do Paul, começam a confrontar-se em meio de acusações, colocando o município a Ferver.
 
Denuncias do MPD-Paul





Em conferência de imprensa, a Comissão Politica Concelhia do MPD-Paul denuncia e repudia atitudes protagonizadas pela candidatura do PAICV liderada por Vera Almeida, que consideram de ´´abusivas, ilegais e que constituem um atropelo grosseiro e um atentado sério e grave as regras do jogo democrático consubstanciado na Constituição da República``. Em questão está a ´´utilização dos recursos públicos municipais a favor de iniciativas de cariz político- partidária``.

sábado, 9 de junho de 2012

Feira Agro-produtos Made in Paul 2012

Enquadrado nas festas do Município do Paul e de Santo António das Pombas 2012, realiza-se durante este fim-de-semana neste concelho (8, 9 e 10 Jun), a 2ª edição da Feira Agro-produtos Made in Paul. São 30 os feirantes expondo a competência santantonense.






Durante 3 dias, agricultores, criadores, horticultores, fabricantes de “grogue”, produtores de queijo e artesãos expõem e vendem seus produtos na segunda feira “Made in Paul”, que decorre na praça da cidade das Pombas.
Para José Branco, vereador pela área do desenvolvimento económico da Câmara Municipal do Paul, esta iniciativa visa ´´divulgar a produção agrícola, pecuária e o artesanato confeccionado no concelho e na ilha em geral, além de incentivar os produtores a divulgarem os seus produtos, para uma maior projeção das potencialidades de Santo Antão. Um passo importante para estimular a produção local e promover de forma direta e indireta o mercado santantonense``.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Paul: Santo António das Pombas com Gil Semedo e Cordas do Sol 04 Junho 2012

Gil Semedo e Cordas do Sol encabeçam o cartaz das festas de Santo António das Pombas deste ano, no concelho do Paul. Noite cabo-verdiana, teatro com Juventude em Marcha, Miss Santo António, concurso de tamboreiros e coladeiras são, entre outras, as atracções desta festa de romaria que todos os anos movimenta a pacata Cidade das Pombas.

Paul: Santo António das Pombas com Gil Semedo e Cordas do Sol
As festas de Sintonton já estão a movimentar o Paul, com torneios de futebolim, voleibol, andebol e basquetebol. É no mar que acontecem as provas de bodyboard e regata de botes enquanto o atletismo invade as estradas. A nível cultural, o concurso de vozes “Todo o Paul Canta” arrancou no passado dia 19 de Maio e conhecerá o seu vencedor a 11 de Junho. Antes, no dia 8, será a vez de 15 beldades desfilarem a sua classe para uma ser eleita Miss Santo António. É também a 8 que arranca a feira de produtos agro-pecuários e a exposição de artesanato.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vozes femeninas de Soncent cantam na Lêdêra de Sentíssima

Daisy, Cremilda e Nelly prometem show este sábado, na Chusrrasqueira Lêdêra de Sentissima, em Ribeira Grande, Santo Antão. Oportunidade para ouvir música cabo-verdiana, brasileira e outros ritmos cantados por essas três vozes femininas de Soncent.

Vozes femeninas de Soncent cantam na Lêdêra de Sentíssima

terça-feira, 22 de maio de 2012

Santo Antão: ONG portuguesa apoia agricultores da ilha com financiamento da UE 22 Maio 2012

A Organização Não Governamental (ONG) portuguesa Monte vai apoiar agricultores da ilha de Santo Antão no escoamento e colocação dos seus produtos no mercado nacional, através de um projecto financiado pela União Europeia, no valor de 185 mil euros.

Santo Antão:  ONG portuguesa apoia agricultores da ilha com financiamento da UE
A iniciativa tem como objectivo ajudar os produtores agrícolas no escoamento e colocação dos seus produtos no mercado e está a ser aplicada pela ONG portuguesa Monte, com sede no Alentejo, em parceria com a Comissão Regional de Parceiros (CRP) de Santo Antão. Tudo, no âmbito dos programas de luta contra a pobreza.

sábado, 12 de maio de 2012

Jovino Santos canta ‘‘ Sentimento de Amor” na Lêdêra D’Sentissima 12 Maio 2012

Jovino Santos apresenta seu mais recente disco ‘‘ Sentimento de Amor” este sábado, 12, a partir das 21 horas, na Churrasqueira Lêdêra D’Sentissima, em Ribeira Grande, Santo Antão.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A Ilha de Santo Antão

A ilha mais ocidental de Cabo Verde, a norte do arquipélago. Com 779 km2, é a segunda maior ilha do país, sendo também aquela com maior pluviosidade. _A história desta ilha é marcada por períodos de actividade vulcânica intensos interrompidos por fases em que a erosão foi marcante, apresentando como efeito disso as ribeiras.

A Ilha de Santo Antão
Uma cordilheira estende-se de Nordeste para Sudeste e culmina em Topo de Coroa, com a altitude de 1979 metros, apresenta um clima fresco e húmido, sendo os planaltos cobertos de árvores como o eucalipto, o ciprestes, o pinheiro e a acácia, quase inexistentes no resto do arquipélago.
Uma ilha agrícola, em que o maior fascínio são as suas montanhas e falésias que caem sobre o mar, sendo rica em cana de açúcar. O grogue, a bebida típica do arquipélago, é ainda fabricado artesanalmente por muitos, nesta ilha. Com 47.124 habitantes, a sua maior riqueza é a agricultura quando chove, mas também a produção do famoso queijo de Santo Antão, que é um dos meios de ganha-pão de muitos santantonenses.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Centro de agrotransformação: uma alternativa para os produtores de Santo Antão

O concelho da Ribeira Grande, Santo Antão, passará a dispor até meados deste ano de um centro agropecuário onde irão ser ministrados cursos de agrotransformação de produtos hortículas, fruticultura e pecuária. Trata-se de um espaço criado para dar resposta aos problemas enfrentados pelos agricultores e criadores de gado da ilha, no sentido de aproveitar a produção que é não consumida a fresco.
Resultado de uma parceria entre a Delegação do Ministério de Desenvolvimento Rural e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão com a “Lux – Developement e o Instituo Técnico Agrário de Bolzano, Itália, o centro custará cerca de 83 mil contos.

O espaço será apetrechado com diversos tipos de equipamento - destiladores, microcópios, auto-claves, entre outros- para a devida transformação de produtos agrícolas e pecuários. Todo o excedente será transformado e comercializado em forma de pickles, sumos, pastas, compotas, entre outras opções.

Este centro irá servir de forma indirecta como alternativa ao Centro de Expurgo do Porto Novo, se o produtor não estiver interessado ou não tiver condições para comercilizar a sua produção a fresco.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Santo Antão uma maravilha em termos de paisagem um grande ponto turistico

Cabo Verde oferece excelentes condições para a prática do turismo de montanha devido à característica montanhosa de alguma das suas ilhas. Santo Antão é conhecida pelas suas ribeiras profundas e pelos seus picos e vales, bem como pelo contraste das áreas verdes e secas e, também, pelo seu micro-clima.

Santo Antão uma das ilhas mais linda de Cabo Verde defenida pela abundância de água, pelos seus picos e vales, imensas áreas verdejantes. Dono de uma paisagem iniguavelável.

sábado, 31 de março de 2012

Abalos no interior e no litoral da ilha de Santo Antão

Abalos frequentes, no interior e no litoral da ilha de Santo Antão, têm estado a chamar a atenção do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica .

sexta-feira, 30 de março de 2012

Santo Antão: Cadeia da Ponta do Sol vai ser deslocalizada

A Cadeia Regional de Santo Antão sediada na Ponta do Sol, no concelho da Ribeira Grande, vai ser deslocada para uma das zonas de Aguada de Janela, no Paul. A ideia já foi discutida com os presidentes das três Câmaras Municipais da ilha e todos estão de acordo.


A informação foi avançada pelo ministro da Justiça, José Carlos Correia, no final da visita de trabalho de dois dias à ilha das montanhas. “A deslocalização da Cadeia Regional da Ponta do Sol é real. Os presidentes das Câmaras Municipais estão todos de acordo, o projecto vai ser elaborado e enquadrado no orçamento para o ano 2013”, disse o ministro.
Contudo, antes de iniciar as demarches para o projecto, ao ministro da Justiça vai adiantando" “esta Cadeia terá de receber obras o mais rápido possível. As estruturas internas estão muito degradadas e um pouco desenquadradas dos princípios dos direitos humanos consignados na nossa Constituição da República”. Daí que tenha solicitado com urgência à directora desse estabelecimento prisional um orçamento para iniciar as obras.
Instigado sobre a falta de Procurador da República no Concelho da Ribeira Grande, o ministro da Justiça disse que “essa situação é da responsabilidade directa do Conselho da Magistratura. Mas baseada nas boas relações institucionais, poderei avançar que ela vai ser resolvida brevemente. Até lá, o Procurador do Paul vai acumulando essas funções”.
José Carlos Correia, acompanhado da Directora-geral dos Registos Notariado e Identificação, Albertina Duarte, fez uma visita cortesia ao presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, passou em revista as obras em curso do Palácio da Justiça, e reuniu-se com os funcionários dos serviços regionais afectos ao seu ministério.



quinta-feira, 29 de março de 2012

Ribeira Grande: Onda de assaltos aterroriza moradores e comerciantes

O NN apurou que alguns moradores e comerciantes da Ribeira Grande, Santo Antão, estão preocupados com a onda de assaltos que assola a cidade. As pessoas estão a perder o hábito de deixar as portas e as janelas abertas. Já não se pode facilitar devido aos registos de vários roubos em residências e estabelecimentos comerciais.
Os assaltantes arrombam portas ou trepam muros e levam tudo aquilo que estiver ao seu alcance. Para trás ficam prejuízos e o medo que apodera-se dos cidadãos que por vezes não conseguem recuperar aquilo que foi subtraído das suas propriedades.

quarta-feira, 28 de março de 2012



 A edilidade portonovense e a Câmara de Comercio, Industria, Agricultura e Serviços de Barlavento (CCIASB) estão, neste momento, a desenvolver acções com vista à criação, em breve, de um centro de negócios no Porto Novo.

No âmbito da implementação do projecto, as duas instituições já firmaram um protocolo de cooperação, em que se comprometem a fomentar o associativismo empresarial na ilha de Santo Antão.

terça-feira, 27 de março de 2012

Video sobre Santo Antão


Porto Novo: Funcionários da CM “impedidos” de certificar declarações nas Finanças

Os funcionários da Câmara Municipal do Porto Novo estão preocupados e com “os nervos à flor da pele” porque estão “impedidos” de certificar os modelos 111 e 112 na Repartição de Finanças do concelho porque a autarquia não deu entrada dos valores retidos na fonte do Imposto Único sobre os Rendimentos (IUR) descontados desde 2006.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Povoados de Porto Novo passam a ter Centros Multiusos

As diferentes localidade de Porto Novo estão a ser contempladas com o projecto de criação de Centros Multiusos com o  objectivo de levar as novas tecnologias de informação e comunicação a todos os jovens do município.
Recentemente, foi inaugurado o Centro na Ribeira das Patas orçado em cerca de oito mil contos, que está a beneficiar os estudantes do interior do concelho, para além da população, em geral.
Os equipamentos deste Centro foram financiados pela Embaixada da Austrália, em Lisboa.

Na cidade de Porto Novo já existe um centro destes que funciona com dois espaços: um para as crianças, nos tempos livres e outro a que nós chamamos Centro de Recursos Multifuncional, CRM. Este está também dotado de acesso gratuito à internet e também de uma sala de leitura.

As próximas localidades a serem beneficiadas com Centro Multiusos serão Jorge Luís, Ribeira da Cruz e Martina, onde já existe o espaço físico, mas ainda não está equipado.

Dentro dos projectos voltados para o acesso às novas tecnologias Porto Novo vai ter em breve duas praças digitais, com acesso gratuito à Internet. Um spot wireless na Praça dos Pescadores, na cidade e outro na Praça da Ribeira das Patas.

Spencer Turismo investe forte no Paul

A Spencer Turismo é, neste momento, o maior investidor da área no Paul. Na cidade das Pombas, é sua propriedade o restaurante Veleiro II, estando por inaugurar, mesmo ao lado, a residencial Paul Mar, com 19 quartos. Um hotel com 25 quartos e uma pequena piscina e um centro comercial são os projectos que se seguem.
Tudo começou, há 25 anos, com a Construções Imobiliária, Lda, propriedade dos irmãos Emanuel e João Spencer, que tem construído, na ilha de Santo Antão, vários projectos, dentre os quais Lombo Branco Village e o centro comercial de Ponta de Sol.